Dança comigo
[pic]
Dança comigo, refilmagem americana de filme japonês homônimo, é uma comédia romântica, estrelada por Richard Gere, Jennifer Lopes, Susan Sarandon e tem como pano de fundo a história de um casal que vive um relacionamento duradouro, mas em crise, mediado pelos desencontros e pela falta de tempo para a convivência a dois. É nesse momento que surge a dança, mais precisamente uma escola de dança, que funciona metaforicamente como uma escola de vida. É surpreendente como um enredo aparentemente banal leva a questionamentos e direcionamentos de vida bastante relevantes pelos personagens do filme.
Richard Gere encarna com maestria o papel de aprendiz de dança de salão e redescobre, através de cada passo aprendido, um sentido novo para a sua vida. Jennifer Lopes, que interpreta uma professora de dança no filme, dá vida ao papel ao levar para a dramaturgia toda a carga emotiva que permeia a carreira da também cantora.
O personagem do ator Richard Gere(John Clark) busca a dança para suprir as suas carências em relação à família. A partir do seu ingresso nas aulas de dança de salão, o telespectador vai sendo induzido a fazer questionamentos sobre os valores que realmente importam em sociedade. A dedicação e a força de vontade são aspectos muito discutidos, pois John era completamente analfabeto em dança. As aulas lhe devolvem a auto-estima, o ânimo, e possibilitam que ele estabeleça novas relações de amizade. A cada novo passo ensaiado, o espectador vai sendo surpreendido não apenas pela beleza da dança mas, acima de tudo, pelo direcionamento inesperado da trama.
Já Susan Sarandon atua de maneira comovente pondo em discussão, através de sua personagem, temas como casamento, trabalho, falta de tempo para a família, preconceito de idade, etc. A dança portanto, além de promover uma beleza visual relevante no filme, funciona como cenário para discussão de temas sociais cotidianos, mas que muitas vezes são deixados de lado.
Veja mais sobre o