Dante
1º Vala: Estão os rufiões e sedutores(que em vida exploravam as paixões dos outros, controlando-os para servirem a interesses próprios), são continuamente açoitados por demônios e forçados a cumprirem seus desejos.
2º Vala: Estão os aduladores(Exploravam os outros ao tirar proveito de seus medos e desejos) que estão imersos em esterco
3º Vala: Estão os Simoníacos, são enterrados em pequenos buracos redondos e de cabeça pra baixo enquanto suas pernas são queimadas. Dante pede a Vigilio que o carregue para perto do que mais se agita e este parecia ser o papa Bonifácio VIII(que no futuro seria condenado por simonia pelo Papa Clemente V) porem o papa mostra ser Nicolau III que preve a condenação de seu sucessor, Bonifácio VIII.
4º Vala: Estão os adivinhos, que tem a cabeça voltada para trás das costas e essa punição é dada por alegarem sabe o futuro que somente deus sabe.
5º Vala: Estão os traficantes, que são atirados por diabos em um líquido fervente. Vigilio então esconde Dante desses diabos e vai falar com o chefe deles, Malacoda, que, ao saber da proteção divina de ambos ordena que levem eles para até uma outra ponte que leve a 6º Vala, pois a antiga havia desmoronado há 1266 anos. No caminho dante e vigílio se deparam com um condenado é pego pelos demônios fora do líquido fervente e a pedido de Dante, vigilio o interroga(obviamente com o consentimento dos diabos) e esse conta a sua história e de seus companheiros com tanto desdem que um dos diabos o desafia para tentar escapar. Porém, os diabos acabam brigando entre sí, caem no líquido, não conseguem sair porque suas asas ficaram molhadas e o condenado acaba escapando. Enquanto Malaconda dispõe de todos os diabos para o resgate Dante e Vigilio seguem viagem sozinhos.
6º Vala: Os diabos acabam responsabilizando Dante