Danilo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
Aluno: Danilo Nº 07
Docente:
-SP
Julho-2014
Sumário
Introdução
O paradigma de programação é o conceito que pressupõe a forma que o programador tem sobre a programação e execução de um programa.
Os paradigmas de programação são classificados como: Imperativo, funcional, lógico, orientado a objetos e estruturado.
Paradigmas
Paradigma Imperativo
O paradigma imperativo é baseado na arquitetura de Von Neumann.é o primeiro paradigma a existir e até hoje é o dominante.
Esse paradigma segue o conceito de um estado e de ações que manipulam esse estado, nele encontramos procedimentos que servem de mecanismos de estruturação.
Podemos denomina-lo de procedural por incluir sub-rotinas ou procedimentos para estruturação.
Linguagens
Exemplos de linguagens de programação que baseiam-se no modelo imperativo:
Ada
Algol
Assembler
Basic
C
Cobol
Fortan
Pascal
Python
Lua
A orientação a objetos é o paradigma de programação predominante atualmente e está, aos poucos, substituindo a programação procedural, criada no início da década de 1960.
Nesse paradigma o programa é composto por objetos com propriedades (atributos) e operações (métodos) que podem ser executados por eles.
Todas as funcionalidades e atributos de cada entidade do sistema são armazenados em classe que representam essa entidade.
Normalmente, utilizamos a Unified Modeling Language (UML) para modelar soluções orientadas a objetos
C++
C#
VB.NET
JAVA
Python
Smaltalk
Paradigma Funcional
Este paradigma trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas. Este método enfatiza a aplicação de funções, as quais são tratadas como valores de primeira importância, ou seja, funções podem ser parâmetros ou valores de entrada para outras funções e podem ser os valores de retorno ou saída de uma função.