Daniell
Comunicar entende-se como “comungar”, participar em algo juntamente com outro, formar comunidade, num processo pelo qual cada indivíduo dá ao outro algo que continua a ser seu também. Podemos ainda dizer que o significado de comunicação também pode ser expresso na simples decomposição do termo “comum+ação”, querendo significar “ação em comum”, desde que se leve em consideração que o “algo em comum” se refere a um mesmo objeto de consciência e não a coisas materiais, ou à propriedade de coisas materiais. A ação realizada não é sobre a matéria, mas sobre outrem, justamente aquela cuja intenção é realizar ação de duas ou mais consciências com objetivos comuns2.
A comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para a outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação.
Assim sendo, “o termo comunicação não se aplica nem às propriedades ou ao modo de ser das coisas, nem exprime uma ação que reúne os membros de uma comunidade. Ele não designa nem o ser, nem a ação sobre a matéria, tão pouco a praxis social, mas um tipo de relação intencional exercida sobre outrem”.
O termo comunicação significa compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida, pela existência de um conjunto de regras. Dessa forma, entende-se comunicação "como sendo o processo através do qual um indivíduo suscita uma resposta num outro indivíduo, ou seja, dirige um estímulo que visa favorecer uma alteração no receptor de forma a suscitar uma resposta".
As teorias da comunicação podem ser generalizadas em três grandes áreas, são elas: as orientações gerais que pressupõem a comunicação como um processo complexo de interação simbólica; os processos básicos que assumem que a interação simbólica se apresenta como um sistema de emissão e recepção de mensagens codificadas, constituídas por sinais ou grupos de sinais formados através dos processos de pensamento humano e que tem significado para as pessoas, resultando assim um