daee
A areia é substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito.
A areia é produto da desintegração mecânica através de agentes exteriores sobre rochas, que emergiram. O vento, a água, as geadas, a vegetação entre outros, provocam nas rochas erosão e desgaste ao longo do tempo, transformando-as em pedregulhos e areias, solos de partículas grossas, siltes partículas intermediárias e por último, as argilas, que são as partículas finas e formadas normalmente, pela decomposição química.
A areia é formada, principalmente pôr quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações, também variadas. Quase todos minerais de grande resistência física e estabilidade química.
As areias são normalmente extraídos de depósitos recentes e sub-recentes de canais e terraços fluviais, geralmente de idade pleistocênica . Em determinadas situações, a exploração econômica pode ser precedida de uma definição de suas características físicas, como granulometria, morfoscopia dos corpos sedimentares, assim como a geometria das partículas, e química .
Classificação da Areia
“A areia é uma substância mineral de desagregação de diversos tipos de rochas encontradas em vários tipos de depósitos, como aluviões, coluviões e eluviões. Constitui-se essencialmente de grãos de quartzo com arredondamento e esfericidade variados podendo ainda conter em diversas proporções, grãos de minerais óxidos e silicatos”
Segundo o geólogo norte americano C.K. Wenttworth, o grão possui diâmetro entre 1/16 polegadas e 2 milímetros. Mas segundo a ABNT está na faixa de 0,05 a 5 milímetros.
Segundo a ABNT, quanto