dados
nome do aluno
TÍTULO DO TRABALHO
CURSO DE PSICOLOGIA
nome do aluno
TÍTULO DO TRABALHO
Projeto de Monografia apresentado como critério de aprovação na disciplina Metodologia Científica do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense - SEFLU.
Orientador Técnico: Professor Ms.Carlos Eduardo Martins Costa Medawar.
Orientador Temático: Professor Ms. Virgílio Gomes do Nascimento.
SOUZA, R. F. A Terapia Cognitivo-comportamental como instrumento no tratamento de Anorexia Nervosa. Rio de Janeiro, 2012. 43 p. Monografia [Graduação em Psicologia] – Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense.
RESUMO
A Terapia Cognitivo-comportamental é uma abordagem psicológica pautada no estudo dos mecanismos cognitivos e em sua convergência em relação aos comportamentos adotados pelo indivíduo. Trata-se de uma abordagem crescentemente utilizada, sobretudo ao se buscar mudanças de comportamento através da reedição de construções cognitivas.
Os transtornos alimentares são desvios do comportamento alimentar que podem levar à caquexia (emagrecimento extremo), ou à obesidade, dentre outros problemas físicos e psicossociais.
A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar que compromete a percepção do indivíduo, levando-o à drástica redução da ingestão de alimentos, associada à prática exacerbada de atividades físicas em função de um alto nível de medo de engordar.
Palavras-chaves: Terapia Cognitivo-comportamental; Transtornos alimentares; Anorexia Nervosa; Mudanças de comportamento.
SUMÁRIO
1 -
ÁREA DE ESTUDO 5
2 - OBJETIVOS 5
2.1. Objetivos Gerais 5
2.2. Objetivos específicos 5
3 – JUSTIFICATIVA 6
4 – APRESENTAÇÃO DO TEMA 7
4.1. Intrudução 7
4.2. Referencial Teórico 9
4.3. Metodologia 9
5 - DESENVOLVIMENTO (Divisão de capítulos) 10
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 -
ÁREA DE ESTUDO