Dados do IDEB
Segundo dados do IDEB, em 37% das cidades brasileiras as notas dos alunos no Ensino Fundamental II ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação. Alguns problemas contribuíram para esse baixo desempenho na educação como o alto índice de reprovação, a falta de educadores melhor qualificados a deficiência na estrutura comprometendo a vida escolar do aluno do ensino fundamental e seu futuro profissional (IDEB, 2011) .
O governo espera que as cidades se igualem nas notas, para isso algumas escolas terão de avançar no ensino para melhorar a aprendizagem. O processo da aprendizagem tem promovido uma constante preocupação entre os pesquisadores da área, os quais compreendem que não existe uma formula pronta, capaz de resolver o problema da dificuldade de aprender. A compreensão de como o aluno aprende e quais aspectos deste processo de aprendizagem podem ser explorados por estratégia metodológica em busca de uma aprendizagem significativa, são passos importantes para o planejamento e implantação de ensino de boa qualidade (IDEB, 2011) .
No contexto da Biologia, segundo os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1999, p. 31), a aprendizagem deve estar vinculada a ações que caracterizam o aluno como um ser pensante, que experimenta, analisa as situações e desenvolve um senso crítico a respeito das soluções encontradas. Diante da situação o aluno do ensino fundamental tem a capacidade de pensar e construir conhecimentos. Esses conhecimentos devem contribuir, também, para que o cidadão seja capaz de usar o que aprendeu (KRASILCHIK,1996) .
Para atingir uma aula mais dinâmica e atraente fugir do tradicional modelo de aulas, muitos estudos aplicam o método de ensino aprendizagem de aulas práticas de laboratório, para suprir as necessidades e que eles tenham contato direto para manipular equipamentos e observar os organismos. De maneira que o aluno perceba-a como momento em que ele está aprendendo e vivendo algo novo.