Da Grande Depressão à II Guerra Mundial
Da Grande Depressão à II Guerra Mundial
A Grande Crise do capitalismo nos Anos 30
Material de estudo: Manual – da Pág. 76 – 90, material de apoio cedido pela professora, destaque para a s rubricas:“ Agora já sabes que…”e “Hora H… Avaliação”
1. Explicar o surgimento da crise de 1929 nos EUA.
aumento do poder de compra; aumento do consumo (devido à expansão da publicidade) também com recurso a crédito (endividamento); aumento extraordinário da produtividade que é absorvida pelo consumo interno e pela Europa; a partir de meados da década de 20 o consumo estagna e a produção agrícola e industrial continua a crescer (superprodução - a capacidade de produção cresceu mais depressa do que o poder de compra das populações os stocks acumulavam-se sem compradores; os investidores investiam na compra de ações (especulação bolsista).
2. Caracterizar a crise nos seus aspectos económicos e sociais.
Crise de superprodução falência de bancos e empresas; muitos trabalhadores mantiveram o emprego mas com horários e salários reduzidos; diminuição do poder de compra e consumo; excesso de produtos no mercado deflação (baixa acentuada de preços); destruição de produtos em stock na tentativa desesperada de manter os preços; pobreza e miséria. desemprego. 3. Compreender o ciclo vicioso da crise.
Com o crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque, os bancos e empresas faliram. Da crise bolsista passou-se, assim, à crise financeira que se transformou numa depressão económica caracterizada por uma baixa acentuada dos preços (deflação) e dos lucros, falência de empresas, crescimento elevado de desemprego, quebra do poder de compra e do consumo, acumulação dos stocks, e em muitos casos a fome. Por estes motivos a crise entrou num "círculo vicioso", isto é, a crise gerava a própria crise, pois o desemprego provocado pela falência de empresas diminuía o poder de compra e o consumo, gerando novas