Introdução à Engenharia
MERCADO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL NA ATUALIDADE
Introdução à engenharia
ENGENHARIA CIVIL NA ATUALIDADE
O profissional
O engenheiro civil deve ter um bom desempenho em raciocínios lógicos e cálculos. O profissional nessa área tem com responsabilidade planejar, calcular e executar dos mais variados tipos de construções, como, edifícios, barragens, pontes, viadutos, casas, canais e portos. Atuando em empresas de caráter privado ou estatais, como liberal ou empregado. Suas Principais atividades são analisar a resistência do solo e subsolo, definindo técnicas e materiais que devem ser utilizados; Construir ou reformar edifícios, pontes, viadutos, ferrovias, aeroportos, rodovias etc.; Definir esquemas de construção da estrutura; Fazer cálculos para indicar quanto de material será preciso para suportar determinada estrutura.
Áreas de atuação
Cursando essa área pode-se atuar em construções urbanas, onde projeta, constrói e reforma prédios ou grandes instalações; Gerenciar recursos prediais, onde se mantém a infraestrutura de prédios; Estruturas e fundações, onde se edificam fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto que dão apoio as construções; Hidráulica e recursos hídricos, onde se projeta gerencia e executa obras de barragens, canais, reservatórios, drenagem; Saneamento, onde se faz o projeto de obras de saneamento básico, com redes de captação e distribuição de água; Transportes, onde se projeta obras como rodovias, ferrovias, viadutos, etc.
Empregabilidade e salário
A formação em engenharia civil mantém boa empregabilidade. A construção civil é umas das áreas que mais cresce no Brasil. Hoje a situação é de crescimento, com boa procura por profissionais bem qualificados na carreira. ‘’ Segundo o site Salariômetro site do governo do Estado de São Paulo que utilizam dados oficiais do governo federal, o salário médio de admissão nesta carreira nos últimos seis meses em Pernambuco foi de