biomedica
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas por encadeamento de aminoácidos unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica). Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula tornando-se assim o composto orgânico mais abundante da matéria viva.
Todas as proteínas iniciam sua existência no ribossomo como uma sequência linear de resíduos de aminoácidos. Esse polipeptídeo deve enovelar-se durante e em seguida à síntese, a fim de atingir a sua conformação nativa. Pequenas alterações no meio em que se localiza a proteína podem resultar em alterações estruturais, que poderá levar a uma deficiência no seu funcionamento. Uma perda da sua estrutura tridimensional é suficiente para causar perda de função – desnaturação.
Biureto é o nome dado à estrutura originada a partir da decomposição da ureia, quando esta é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180°C. A reação do Biureto detecta a presença de ligações peptídicas e, ao reagir com íons Cu2+ em meio alcalino, resulta em uma solução de coloração violeta. Se a mistura analisada possuir essa coloração, é porque ela possui proteína em sua composição.
3-MATERIAIS E MÉTODOS
5 tubos de ensaio
3 ml de solução glicina 0,1%
3 ml de solução gelatina 1%
3 ml de Solução de caseína 2%
3 ml de Leite
3 ml de Solução ovoalbumina 2%
10 ml de reagente biureto
Béquer
Pera Pipeta
Estante de tubos de ensaios Identificar os tubos de 1-5
Adicionar 1 ml de solução de Glicina a 0,1 % no tubo 1; 1 ml de solução Gelatina a 1,0 % no tubo 2;
1 ml de solução Caseína 2% no tubo 3;
1 ml de leite no tubo 4;
1 ml de solução Ovoalbumina a 2% no tubo 5.
Acrescentar em cada tubo 1 ml de reagente biureto e agitar;
Observar após alguns minutos e explicar.
4-RESULTADOS E DIRSCURSSÕES
Ao acrescentarmos o reagente biureto nos tubos e observamos que a coloração de alguns deles se