RESENHA DO FILME ESTÔMAGO
CURSO DE GASTRONOMIA
CADEIRA DE HISTÓRIA DA GASTRONOMIA
APachecoC
Matrícula: 1414010057
Gastronomia – 1º período
Turma: 1A
Brasília- 2014
RESENHA DO FILME ESTÔMAGO
O filme começa com a chegada de Raimundo Nonato à cidade, o interessante é que no início do filme, devido à edição, sem linearidade têm-se a noção de que ele chega à cidade vindo do cárcere, mas ao final do filme a idéia que fica é a de que ele chegou à cidade vindo talvez do interior e depois é que vai para a cadeia.
O filme basicamente narra como ao descobrir seu talento para a cozinha Raimundo Nonato, consegue a inserção no meio social que o rodeia conseguindo com isso reconhecimento, valorização, dinheiro e ascensão.
Essa ascensão é vista tanto no ambiente de fora quanto dentro da cadeia e culmina com a sua chegada ao posto de chefe da bandidagem. Fica claro no filme o papel cultural da comida, do alimento e seus ritos e a valorização social e cultural que ele tem na sociedade e nas micro sociedades, no caso o bairro o bar, a cantina e a cadeia.
Aqui ressalto que o filme é de 2007, 7 anos atrás e ainda não havia o boom gastronômico de hoje em dia, a atenção pela alimentação de melhor qualidade e de oferta de cursos como há hoje.
Ao chegar à cidade e ser explorado pelo Sr. Zulmiro que literalmente o semi escraviza, no entanto, ao ter seus dotes culinários reconhecidos ele é convidado a trabalhar no Boccaccio, uma cantina italiana de melhor nível.
No início o despreparo e desleixo no preparo da comida também são visíveis com as unhas imundas de Nonato na lanchonete e logo mais a frente, em outra cena, mostrando a evolução social do personagem, já no Boccaccio elas estão limpas
Nonato ainda conhece e depois se apaixona por Íria que é uma prostituta barata e que a troco de quitutes preparados por ele oferece-lhe sexo. Essa cadeia de relacionamentos construirá o universo em que