Da autenticidade nas cartas patrimoniais ao reconhnhecimento de suas dimensões na cidade
985 palavras
4 páginas
fichamentosTécnicas Retrospectivas I Prof. Viviane Pimentel
Da autenticidade nas Cartas Patrimoniais ao reconhnhecimento de suas dimensões na cidade
• A autenticidade é requisito considerado insdispensável à atribuição de interesse patrimonial ao bem cultural, afirma Zanchetti. • As Cartas Patrimoniais que tratam da autenticidade não foram suficientes para abranger os aspectos do tema em relação à cidade. Zanchetti propõe, então, que o tema seja tratado sob dois pontos: o tempo e o espaço. Para ser considerado autêntico, deve ser assim reconhecido pela coletividade, sendo portanto um conceito construído pela sociedade em determinado momento.
• Em geral, apenas alguns espaços das cidades apresentam caráter singular e representativo, devendo refletir: 1. espaço enquanto criação (relacionase à formação); 2. processo construtivo (continuidade na criação) e 3.capacidade expressiva atual.
Da autenticidade nas Cartas Patrimoniais ao reconhnhecimento de suas dimensões na cidade
• O autor propõe a consideração de duas dimensões: material e construtiva
– DIMENSÃO MATERIAL- refere-se ao ato criativo encarnado na matéria e inscrito na história”. – As cidades, em geral, são compostas por resquícios da matéria construída acumulados ao longo do tempo. Caso estes resquícios mantenham a unidade de leitura do espaço, mantida pela matéria ainda que com edificações de estilos diferentes, será mantida a ‘unidade potencial da obra de arte’, propiciando a leitura da obra como um todo (‘as partes não são autônomas, mas caracterizam um todo inteligível’ BRANDI, 1963, p42, in ZANCHETTI, 2008, p.8) – DIMENSÃO CONSTRUTIVA- se refere ao processo de construção da cidade, onde a sociedade atua como motor da dinâmica de transformação do espaço.
Da autenticidade nas Cartas Patrimoniais ao reconhnhecimento de suas dimensões na cidade
Piazza del Campo, Siena, Italia Cidade localizadan a comuna da Toscana