D152
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.
Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
A
o capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.
B
o capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.
C
a produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.
D
a perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecias no modo de produção.
E
o pensamento marxista surgiu no início da revolução francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.
A partir do texto acima podemos afirmar que este fenômeno favoreceu o surgimento de:
A
da burguesia assalariada
B
operariado urbano
C
servos voluntários
D
do campesinato
E
da elite política
O conceito de “consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as consciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras compartilhadas por um determinado grupo social. Isso