Código de Trânsito
Vale ressaltar que o papel do agente de trânsito é desenvolver atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, atuando como facilitador da mobilidade urbana ou rodoviária sustentáveis, norteando-se, dentre outros, pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.(Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito- MBFT. 2011).
É indiscutível a relevância do trabalho de operar o trânsito de uma cidade. Os agentes de trânsito têm como missão oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população. Assim a função do agente é efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho do trânsito.
O trânsito apresenta demandas próprias que exigem intervenções específicas, fazendo com que os profissionais que trabalham neste campo tenham de desenvolver estudos próprios para ele, pois o trânsito possui uma realidade particular, necessitando, assim, de profissionais que conheçam.
Assim, o papel do agente é fundamental para o trânsito seguro, pois, além das atribuições referentes à sua operação e fiscalização, exerce, ainda, um papel muito importante na educação. Pois através de suas atitudes e consegue fazer com que todos que se utilizam do espaço público, recebam informações, orientações e com isso sensibiliza as pessoas acerca dos procedimentos preventivos e seguros, induzindo a sociedade a uma construção e