Código de Barras
O objetivo deste trabalho é trazer a nosso conhecimento (professores e alunos), a extrema importância que há na adoção de meios que permitam uma postura corporal, iluminação e ambiente adequados, dando ênfase à sala de aula e aos postos de trabalho em geral. Utilizarei informações que trarão uma preocupação maior nesse aspecto em que muitos não veem tanta relevância, por ignorarem seus efeitos com o passar do tempo. Busco, através deste material, demonstrar que pontos poderiam ser melhorados na estrutura ergonômica de minha sala de aula e, também, dar uma noção ao leitor de como seria um posto ideal de trabalho, tendo como exemplo meu possível escritório.
Descrição do levantamento:
Para começar, em minha sala de aula, é comportada uma quantidade exorbitante de alunos, o que gera grandes problemas, entre os quais estão:
• A dificuldade na locomoção entre as carteiras;
• Os alunos que se sentam na primeira fileira de carteiras, mais precisamente, junto às paredes laterais, têm dificuldade na visualização do quadro-negro e dos slides passados nele, tanto pela localização das carteiras, quanto pelos reflexos que os atrapalham de entender o que está escrito, e que incomodam bastante. (Um exemplo sou eu, quando me sento na 1ª carteira, tenho que quase me levantar para acompanhar o que está sendo passado no quadro, ficando, muitas das vezes, com pescoço e costas doloridos). (De acordo com a NR-17, item 17.3.2: no trabalho realizado sentado, as mesas, bancadas, escrivaninhas e painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação, devendo: a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador; c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e