AN[ALISE DO JORNAL DO SBT
2057 palavras
9 páginas
ANÁLISE DO JORNAL DO SBTTodos nós sabemos que precisamos nos manter informados para que possamos opinar, discutir e fazer as nossas escolhas. E essa informação tem que ser de boa qualidade. Cabe ao jornalismo oferecer ao telespectador uma informação completa, confiável, objetiva e desprovida de opinião.
Para entender como se dá esse processo, e conferir se é realmente isso o que acontece nos veículos de comunicação brasileiros, vamos analisar um noticiário diário, estudando o seu formato, linguagem, o uso das tecnologias, a hierarquização das notícias, a imparcialidade jornalística, postura dos apresentadores e o uso da publicidade em sua programação.
O telejornalismo é uma importante ferramenta para a televisão brasileira, já que a TV é a principal mídia de lazer e informação, por desfrutar do poder de usar som, imagem e velocidade, de forma acessível a todas as pessoas. Ele tem a função de informar o público de um modo geral a respeito dos acontecimentos do dia. Sua linguagem deve ser simples e objetiva.
Para poder acompanhar de perto os acontecimentos e transmiti-los com credibilidade ao telespectador, os telejornais brasileiros transformam-se e renovam-se a cada dia, através dos investimentos em tecnologias e da contratação de profissionais qualificados.
Para o telejornalismo brasileiro, a presença de jornalistas à frente dos seus programas, aliada à tecnologia da internet, representa uma nova forma de apresentar as suas notícias.
O SBT Brasil foi criado em 2005, com o objetivo de buscar para o cenário da televisão brasileira um novo conceito de jornalismo sério, com liberdade editorial, humanização da informação aliada a uma tecnologia avançada, trazendo Ana Paula Padrão (ex – Rede Globo) no comando da sua produção. Seguindo o padrão Globo de jornalismo, ele coloca os dois apresentadores na bancada, e em contrapartida oferece-lhes liberdade para comentar e opinar sobre as notícias exibidas.
Reformulado em 2011, o jornal passou a ser