Código de barras
O Código de Barra são aquela estranha sequência de barras pretas e brancas, indecifráveis para nós, nada mais é que a representação de um pequeno conjunto de números e/ou letras, impressos de uma forma que o leitor óptico possa interpretar: o preto retém a luz e o branco a reflete, de forma que o leitor capture os sinais e interprete qual a sequência de números (ou letras) representada pelas barras.
O código de barra pode ser lido pelos operários através do scanner. Os dados lidos pelo scanner são retransmitidos via radiofreqüência estabelecida para um host (computador).
Se um produto não chega com um código de barra, os operários devem etiquetá-los indicando como eles são transportados por um caminhão. Se os produtos já chegam codificados, as companhias geralmente aplicam um segundo código de barra para o transporte. O sistema de computação do centro de distribuição usa esse segundo código de barra para rotear o produto para o caminhão apropriado.
O código de barra veio facilitar e agilizar a identificação, características de um produto, quanto a sua descrição, quantidade, nº de lote, facilitando assim sua localização para manter o cliente informado sempre que necessário. Com o código de barra temos um ganho significativo na garantia de qualidade no atendimento do produto correto, obtendo redução de reclamações quanto aos produtos entregas no cliente final de forma incorreta pediram um tipo e recebeu outro.
Imagem 1- Sistemas de Informação do Código de barras
ESTRUTURA DE CODIFICAÇÃO
Contém até 12 dígitos que são lidos e identificados no banco de dados, contendo: a descrição do produto, o nome do fornecedor, o preço, a quantidade em estoque, dentre outras informações.
7891072210557
3 dígitos (cedidos pela EAN): País (789 – Brasil)
5, 4 ou 3 dígitos (cedidos pela EAN Brasil): Empresa (107)
4, 5 ou 6 dígitos (cedidos pela EAN Brasil): Produto (221055)
1 dígito (obtido pelo cálculo algoritmo): Dígito de controle