Cérebro
O cérebro
A célula
A Célula é a menor unidade de um organismo. As células são autónomas e se comportam como tal. Todos os organismos vivos estão formados por células, e geralmente é aceito que nenhum organismo é um ser vivo se não possui pelo menos uma célula. Alguns microorganismos, como por exemplo, as bactérias, são organismos unicelulares, ou seja, estão formados por uma única célula.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma actividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
Fig.1 A célula e os seus constituintes http://www.grupoescolar.com/pesquisa/cit
A célula e os seus constituintes
Fig. 2 – Célula eucariótica animal. (http://esmmbg.no.sapo.pt/celula.htm),
Fig.3- Célula eucariótica vegetal. (http://www.cientic.com/tema_celula_img2.html)
Funções dos componentes principais
Membrana celular – é a estrutura que delimita toda a célula, tanto as procarióticas como as