células e suas organelas
Os componentes do citoplasma - O citoplasma é constituído por um material mais ou menos viscoso, chamado hialoplasma. Nele estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgânulos do citoplasma. Citoesqueleto são fibras de proteínas finíssimas no hialoplasma.
O Hialoplasma - Quimicamente o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão que os químicos chamam de colóides. A região mais externa do citoplasma é o ectoplasma que é bastante viscoso. A parte interna do hialoplasma é o endoplasma ou citosol que é mais fluida e característica de colóide no estado de sol.
A ciclose - É uma corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais. A velocidade da ciclose é aumentada pela elevação da luz e da temperatura.
O movimento amebóide - É o movimento das amebas e dos glóbulos brancos que são capazes de formar pseudópodes. Tudo se passa como o pseudópode se destruísse na parte traseira e se reconstruísse na dianteira, dessa forma a ameba se locomove.
O retículo endoplasmático (liso e rugoso)
É um sistema de membranas duplas, lipoprotéicas. Essas membranas constituem às vezes, sacos achatados e, outras vezes túbulos. Conhecem-se dois tipos de retículos:
O retículo endoplasmático liso, constituído apenas por membranas e o retículo endoplasmático rugoso que possuem aderidos ao lado externos das membranas grânulos chamados ribossomos. Os retículos endoplasmáticos liso têm algumas funções bem óbvias:
- Facilitar reações enzimáticas - As enzimas ficam associadas as sua membrana.- Promover a síntese de lipídios na célula O retículo produz triglicerídeos, fosfolipídios e esteróides.- Transportar substâncias no interior da célula, desta para o meio e vice-versa - suas membranas se comunicam com a carioteca e a membrana plasmática movimentando-se.- Regular a pressão osmótica - o retículo para regular a pressão osmótica retira o hialoplasma e