Célula e suas organelas
Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar - CCTA
Unidade Acadêmica de Tecnologia Agroalimentar - UATA
Disciplina: Citologia e Histologia
Professor: Jacíra Rabello Lima
Alunos:
* Maria Angelica de Freitas Pereira * Nathalia Horrana da Silveira
Células e suas organelas
Pombal - PB
Fevereiro de 2013
MARIA ANGELICA FREITAS PEREIRA
NATHALIA HORRANA DA SILVEIRA
CÉLULAS E SUAS ORGANELAS
Trabalho apresentado na disciplina Citologia, como requisito para a obtenção da segunda nota, que é ministrada e orientada pela professora Jacira Rabelo Lins.
Pombal – PB
Fevereiro de 2013
Introdução
Células e suas organelas
A célula é a unidade básica da vida, ela é a menor estrutura capaz de fazer as três funções vitais: nutrição, relacionamentos e reprodução. As células realizam milhares de reações bioquímicas cada minuto e criam novas células que perpetuam a vida dos seres.
Todos os organismos vivos são compostos de células. Alguns organismos microscópicos, incluindo bactérias e protozoários são unicelulares, que são formados por uma única célula. Plantas, animais e fungos são organismos multicelulares, ou seja, são compostos de várias células que atuam em conjunto.
Dependendo do tipo de estrutura celular que apresenta, os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Os procariontes são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado. Já a estrutura celular dos eucariontes é mais complexa. A célula eucariótica apresenta núcleo, onde seu material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear e também tem outras estruturas que não aparecem nos procariontes.
Todas as células apresentam organelas. As organelas são estruturas citoplasmáticas especializadas na realização de determinadas funções que permitem a manutenção da vida na célula. São elas: membrana plasmática, citoplasma, núcleo, nucléolo, reticulo endoplasmático, complexo