Células vegetais
Células: unidades da vida
Células são pequenos compartimentos vivos. Em geral, são microscópicas e normalmente constituídas por membrana, citoplasma e núcleo. Consideradas a unidade da vida, as células são as menores partes de um ser vivo nas quais se reconhecem as características da vida. As células podem ser divididas em procariontes e eucariontes, a célula procariótica é muito mais simples do que a eucariótica, elas geralmente têm em sua composição uma membrana plasmática, citoplasma e se caracterizam por não ter um núcleo definido, enquanto as eucarióticas chamam a atenção pela presença de várias organelas membranosas e também pelo fato de seu núcleo ser envolvido por uma membrana nuclear.
Coloração
Quando se observam ao microscópio preparações de material biológico fresco, pouco se distingue da estrutura interna das células. As diferentes estruturas celulares apresentam pouco contraste óptico, isto é, têm mais ou menos o mesmo grau de transparência à luz, de modo que a aparência do conteúdo celular é homogênea. Para superar esse problema os citologistas desenvolveram técnicas de coloração, que consistem em mergulhar a célula em uma substância denominada corante, capaz de tingir diferencialmente uma ou mais partes celulares.
Há umas poucas substâncias corantes que não matam as células, e por isso são chamadas corantes vitais. Geralmente, porém, os corantes tóxicos para as células, sendo usados depois que estas foram fixadas.
Há dezenas de tipos de corante, cada um com suas propriedades específicas. A hematoxilina, por exemplo, é um corante azul que apresenta grande afinidade pelo núcleo da célula e pouca afinidade pelo citoplasma. A eosina, por sua vez, é um corante rosa-salmão que tem grande afinidade pelo citoplasma celular e não colore o núcleo. Em muitos casos, uma mesma preparação pode ser submetida ao tratamento com dois ou mais corantes, o que aumenta a diferenciação entres as estruturas