Células-troncos
Atualmente as pessoas sofrem com varias doenças muito graves como por exemplo Mal de Parkinson, Alzheimer, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide, também diariamente varias pessoas sofrem acidentes como queimaduras e entres outros tipos de acidentes, mas uma das formas de se lidar com esses tipos de situação é através do uso das células troncos. Essas células são um tipo de célula especial, porque elas são capazes de recompor e de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele. Após essa breve introdução sobre células tronco, ao decorrer deste trabalho será discutido o tema: células-tronco.
Células-tronco
O surgimento dessas células se dá da seguinte maneira: o espermatozoide fecunda o óvulo, dando origem ao que chamamos de zigoto. O zigoto sofre mitoses dando origem a uma “bola de células”, que se diferenciam originando os folhetos germinativos, que em seguida se diferenciam em tecidos e órgãos do organismo.
Essas células originadas das mitoses do zigoto são as células-tronco, que também são chamadas de células-mãe ou células estaminais. Elas são células muito simples que têm a capacidade de se diferenciarem em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem ser classificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas.
Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). Nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. Entretanto, estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.
Embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de