células tronco
Células tronco-Células capazes de auto-replicação e com capacidade de gerar uma cópia idêntica a ela mesma, diferenciando-se em vários tecidos.
São classificadas em: Totipotentes, pluripotentes ou multipotentes, oligotentes e onipotentes.
Totipotentes- células capazes de se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, incluindo a placenta e os anexos embrionários ,nas primeiras fases da divisão, correspondendo seus 3 a 4 dias de vida.
Pluripotentes ou Multipotentes- Células que se diferenciam em quase todos os tecidos do corpo humano, apartir do 5 dia de vida, fase considerada de blastócito.As células internas dos blastócitos são pluripotentes enquanto as da membrana externa são destinadas a produção da placenta e membranas embrionárias.
Oligotentes-Células que se diferenciam em poucos tecidos.
Unipotentes-Células que se diferenciam em um único tecido.
Quanto a natureza podem ser:
Adultas- coletadas de diversos tecidos humanos como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. O cordão umbilical e a placenta são consideradas células adultas, devido a sua limitação de diferenciação. Nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco como, medula óssea, sistema nervoso e epitélio. Más estudos demonstram que sua capacidade de diferenciação seja limitada, e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.
Embrionárias – São encontradas apenas em embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, por causa do seu alto poder de diferenciação. Os embriões descartados podem ser encontrados em clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através de clonagem p/ fins terapêuticos.
Podem ser obtidas por clonagem terapêutica, do corpo humano, de embriões descartados e congelados e ainda podem ser utilizadas em terapia celular.
Ex: Diabetes tipo 1,Doenças de Crohn, Esclerose Múltipla, Lúpus etc.
Reações Religiosas
A