Células Tronco
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Significado
3. Tipos de células-tronco
4. Obtenção
5. A legislação Brasileira e as células-tronco
6. Legislação em outros países
7. Ética
8. Vantagens da utilização
9. Desvantagens da utilização
10. As diferentes religiões e as células-tronco
11. Tratamento com células-tronco
12. Conclusão
13. Bibliografia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretendo apresentar as células-tronco, sua função, vantagens e desvantagens do seu uso, tratamento em que pode ser utilizada, como a justiça e a religião vê a utilização de células-tronco para pesquisas e fins para beneficio da saúde humana.
Significado
As células-tronco são estruturas que possuem grande facilidade para fazer divisão, se mostram úteis para a reconstrução de órgãos por serem capazes de se transformarem em qualquer outro tipo de célula do organismo humano.
Tipos de células-tronco
Existem dois tipos de células-tronco, embrionária ou totipotentes que é retirada do embrião humano e quando inserida para tratamento de alguma doença, consegue restaurar ossos, nervos e músculos. A recuperação dos tecidos danificados acontece de forma eficiente, mas há sérios questionamentos a respeito.
Há também as células-tronco adultas ou pluripotentes, essas são removidas da medula óssea, do sangue e de outros órgãos sem danificar o organismo do indivíduo. Apesar de ajudarem-nos tratamentos, essas estruturas ainda são limitadas para realizar a diferenciação celular. Totipotentes: podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias.
Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos.
Obtenção
Há duas formas de obter as células: uma delas é por meio de embriões resultantes de fertilização in vitro, que sejam