Células tronco
É o conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares. O ciclo celular consiste na Interfase e na Fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese).
O ciclo celular apresenta algumas fases, entre elas: a Interfase, a vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e o momento em que ela mesma se divide ou morre (toda a atividade celular cessa). Durante esta fase o DNA não é visível ao Microscópio óptico. A Interfase divide-se em 3 fases:
Fase G1, nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos celulares e, consequentemente, a célula cresce.
Fase S, nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossomo existe uma molécula de DNA).
Fase G2, neste período dá-se a síntese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).
Como já foi dito a fase mitótica divide-se em duas fases: a Mitose (ou cariocinese) e a Citocinese. Nesta fase ocorre a divisão nuclear (nas células eucarióticas). É um processo contínuo, no entanto distiguem-se 4 fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Corresponde à divisão celular e, consequentemente, à individualização das duas células-filhas; A citocinese difere se a célula for animal ou vegetal.
Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose forma-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam.
Na célula vegetal a parede celular não permite o estrangulamento do citoplasma; em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam uma estrutura que é a membrana plasmática das células filhas. Mais tarde, por deposição de