Células sanguíneas e doenças associadas
Também denominado glóbulos vermelhos, as hemácias são células sanguíneas que apresentam a hemoglobina, componente responsável pela cor avermelhada do sangue e também por transportar gás oxigênio (principalmente) e gás carbônico. Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas, não apresentam núcleo e vive no organismo por cerca de 100 a 120 dias.
Anemia é a doença associada à falta de hemoglobina no organismo, presente nas hemácias, como resultado da carência de um ou mais nutrientes. Porém, a anemia ferropriva é especificamente causada pela ausência de ferro, é a mais comum. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Como sintomas, essa doença caracteriza-se por falta de apetite, fadiga generalizada, palidez e pele mucosa, dificuldade de aprendizado e apatia nas crianças.
Os Leucócitos também conhecidos por glóbulos brancos são células presentes no sangue. Os leucócitos fazem parte do sistema imunitário do organismo, ou seja, tem por função o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas químicas estranhas, causadora de doenças e infecções, por meio de sua captura ou da produção de anticorpos.
Leucemia se trata de doença maligna no sangue. Um acúmulo de células anormais que não realizam sua determinada função de imunidade, podendo causar infecções. Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
As plaquetas ou trombótico, são células sanguíneas sem núcleo, formados por medula óssea. Sua função principal é participar do