Células dos sistema imunológico
A hematopoiese ou hemopoiese é a produção dos elementos celulares e figurados do tecido sanguíneo. A atividade hematopoiética gera mais de nove tipos celulares diferentes, divididos em: linhagem linfóide (linfócitos T e B, células NK (natural killer) e células dendríticas linfóides); e linhagem eritro-mielóide (macrófagos, eosinófilos, neutrófilos, mastócitos, eritrócitos etc), a partir de uma entidade celular denominada célula-tronco hematopoiética ou HSC (hematopoietic stem cell).
O surgimento do tecido sanguíneo está diretamente relacionado com o aparecimento evolutivo do terceiro folheto embrionário, denominado mesoderma. Diversos estudos demonstram que a deficiência de genes envolvidos na determinação mesodérmica afeta irreversivelmente o tecido hematopoiético (revisado em (Godin e Cumano, 2002)).
II. Objetivo:
O objetivo desse trabalho é explicar o funcionamento e a diferenciação de todas as células do sistema imunológico, adaptativo e inato.
Células do sistema Inato.
Macrófagos: Os macrófagos são células pertencentes ao tecido conjuntivo, de grande dimensão, possuindo características morfológicas variáveis que depende de seu estado de atividade funcional e do tecido que habitam. Medem entre 10 e 30 µm de diâmetro e usualmente possuem um núcleo oval ou em forma de rim localizado excentricamente.
Têm característica afinidade de cooperação com os linfócitos T e B. Possuem duas grandes funções na resposta imunitárias: fagocitose e destruição do microrganismo; e apresentação de antígenos.
Células NK ou Natural Killer: Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais. Pela sua atividade citotóxica contra células tumorais de diferentes linhagens, sem a necessidade de reconhecimento prévio de um antígeno específico, contrariamente ao funcionamento dos linfócitos T.
Fagócitos: Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas,