Células de manufatura, just in time, kanban, produção sincronizada e teoria das restrições
CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
CÉLULAS DE MANUFATURA, JUST IN TIME, KANBAN, PRODUÇÃO SINCRONIZADA E TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Ernani Gomes Pereira
Professor:
José Flávio B. Resende
Contagem
1° semestre de 2012
SUMÁRIO
CÉLULA DE MANUFATURA p. 03 JUST IN TIME - JIT p. 04 KANBAN p. 06 TEORIA DAS RESTRIÇÕES - TOC p. 09 PRODUÇÃO SINCRONIZADA p. 11 REFERÊNCIAS p. 13
CÉLULAS DE MANUFATURA:
A célula de manufatura, pioneiramente implantada pela Toyota no Japão, consiste numa configuração onde as máquinas são dispostas numa sequencia idêntica à das etapas do processo de fabricação de um produto, ou de uma família de produtos definida segundo o conceito de tecnologia de grupo, e onde, sem estoque intermediário, procura-se, em cada vez, completar o ciclo de produção de uma peça ou produto dentro de uma restrita área de trabalho. o exemplo característico é a fabricação e acabamento de uma engrenagem. Um operário, apenas, é responsável por 16 máquinas, cada uma com uma função especifica. Ele retira da primeira máquina a peça já processada, coloca a peça a ser processada, apanha a peça anterior e·encaminha-se para a segunda máquina, acionando a chave situada entre as duas máquinas para pôr em movimento a primeira máquina. Na segunda máquina, ele retira a peça já processada, coloca a que trouxe da primeira máquina, apanha a processada e encaminha-se para a terceira máquina, acionando a chave para ligar a segunda máquina. Repete esse procedimento nas 16 máquinas, dispostas em forma de U, completando o ciclo em 5 minutos, o que significa que a cada 5 minutos uma engrenagem está pronta (IMAM, 1989).
Identificam-se quatro tipos de célula de manufatura: por produto com predominância da máquina, por produto com predominância do homem, por processo e por posição fixa do produto (CONTADOR, 1991).
Pelas denominações,