célula animal função
Onde vive:
Brasil, Argentina e Venezuela
Quanto pesa:
60 kg
Filhotes:
De 1 a 2 por gestação
Mamífero desdentado, é o gigante dos tatus e vive em pequenos bandos. É o maior e mais raro dos tatus vivos e é um bicho que só briga quando é inevitável.
Animal de hábitos noturnos, pode medir 1 metro de comprimento, com mais de 50 centímetros de cauda. Seu corpo, quase totalmente desprovido de pêlos, apresenta alguns fios duros, esparsos, que aparecem entre as placas do seu revestimento. As patas enormes são armadas de unhas possantes, sobretudo as anteriores, cuja unha central mede 20 centímetros de comprimento. Fuçador notável, faz grandes buracos para se alojar
Em extinção
O tatu é um dos bichos que não podem ser caçados no Brasil. Muita gente caçava tatu para comer sua carne e usar sua armadura, muito resistente, para fazer utensílios.
Curiosidades
O tatu-canastra costuma andar em pequenos grupos de animais de sua espécie e só briga quando é inevitável.
Ele usa suas resistentes garras para cavar. Faz buracos para se alojar embaixo da terra. Devido a essa sua capacidade, às vezes é usado nas plantações para revolver o solo.
Habitat natural
É fácil encontrá-lo próximo a riachos e lagoas
tamanho
75 centímetros a 1 metro de cabeça e corpo, mais 50 centímetros de cauda.
Alimentação
Come vermes, insetos, larvas, aranhas, cobras e principalmente cupins.
Revolvendo o solo, consegue alimento entre insetos, larvas, vermes, aranhas e cobras. Apesar de acusado de causar prejuízo às plantações, a finalidade de suas escavações é a obtenção de vermes, embora possa, com isso, danificar os legumes.Muito comum nos campos e cerrados de todo o Planalto Central do Brasil, no leste da América do Sul, desde a Venezuela e Guianas até a Argentina.
O período de vida é desconhecido.Por causa de sua carne saborosa e armadura resistente, hoje é raríssimo nas diversas regiões brasileiras onde ocorre.