Célula Eucariótica Heterotrófica
CÉLULA EUCARIÓTICA HETEROTRÓFICA (ANIMAL)
Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana (carioteca), podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.
As células animais, diferentemente das vegetais, não apresentam parede exterior á membrana. Por essa razão, elas normalmente não têm uma forma predeterminada quando são isoladas dos tecidos de que fazem parte.
Os animais são organismos que não têm clorofila nem cloroplastos e não realizam fotossíntese. Também não são encontrados grandes vacúolos em suas células, como ocorre nas plantas.
Algumas células animais, como os espermatozóides, têm estruturas locomotoras, como o flagelo, que se prolonga para fora dos limites do citoplasma.
Outras células podem apresentar cílios, como as células que revestem o interior de nossa traquéia. Células animais também contêm um par de centríolos, estruturas relacionadas á divisão celular e ao movimento dos cílios e flagelos.
Funções:
1. Complexo de Golgi - sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias.
2. Flagelos – são apêndices das células vivas, em forma de filamentos, que servem para a sua locomoção (no caso de organismos unicelulares flagelados) ou para promover o movimento da água ou outros fluidos no interior do organismo, quer no processo da alimentação, quer na excreção.
3. Ribossomos – Sua principal função é sintetizar fitas proteicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas.
4. Ribossomos livres
5. Citoplasma – material gelatinoso que preenche o