Célual da cebola

301 palavras 2 páginas
Relatório

Aula Prática: A Célula Vegetal

No dia oito de abril os alunos da turma do 7º ano “B” do turno vespertino realizaram a experiência onde puderam utilizar o microscópio óptico para observar células da epiderme da cebola.
Antes de iniciar a atividade experimental a professora fez uma explanação sobre a diferença da célula vegetal e animal, enfatizando a célula vegetal. Em seguida foram divididas as turmas em três equipes de cincos alunos.
Os materiais utilizados para sua realização foram: microscópio óptico, lâmina, lamínula, cebola, faca de mesa, placa petri, pisseta, pêra, pinça ,tubo de ensaio água e como reagente iodo.
Os alunos iniciaram a atividade com a supervisão da professora pegaram a faca de mesa e fez um corte transversal na cebola em quatro partes e observaram quantas camadas tem, separaram duas camadas que formam o bulbo e com ajuda da pinça retiraram uma película epidérmica e introduziram r na placa de petri com auxílio da pisseta pingaram algumas gotas de agua destilada, evitando o enrolamento e procurando distende-lo com duas pinças e colocando sobre a lamina, cobrindo-a com a lamínula utilizando a água como meio de montagem. Em seguida colocaram a lamina preparada na platina do microscópio e observaram na objetiva de menor ampliação, com a pipeta gotejaram duas gotas de água iodada sobre a região mais próxima a lamínula com auxilio de um papel filtro retirou o excesso de reagente.
Na primeira observação, sem o reagente, puderam observar poucas estruturas celulares, sendo apenas a parede celular. Na segunda observação com reagente permitiu que os alunos visualizassem melhor as células, observando, o núcleo, a parede celular, e o citoplasma. Esquematizaram a célula com a objetiva de menor ampliação e de maior ampliação.
O resultado dessa atividade proporcionou aos alunos que é possível

Fig.1 Célula com reagente

Relacionados

  • ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL AULAS PRÁTICAS
    2612 palavras | 11 páginas
  • Microbiologia
    65795 palavras | 264 páginas