Câncer de sangue
Anaarla Alves Leite;
Rodolfo Macedo Candido;
Bacharel em Nutrição.3P NA; rodolfomacedocandido@live.com Resumo: As causas do câncer de sangue ainda não são diagnosticadas com especificidade pelo fato de não sabermos ainda a sua origem. Mas, estudiosos encontraram métodos para amenizar a sua agressividade.
Palavras-chave: Leucemia, câncer de sangue, poliquimioterápico.
INTRODUÇÃO
Leucemia é uma doença que diz respeito aos leucócitos. Quando possuímos esse tipo de doença, além de perdermos a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes são produzidos sem uma ordem correta e nosso sistema imunológico perde a função.
CLASSIFICAÇÃO DA DOENÇA
1.2 Quanto à evolução:
Leucemia crônica – Ocorre nas células tronco mais maduras, por isso o alastramento lento. Já na Aguda, as células malignas se multiplicam rapidamente causando uma enfermidade agressiva.
2.2 Quanto aos glóbulos brancos:
Leucemia mieloide que afeta a linha mieloidedos glóbulos brancos e leucemia Linfóide,afeta os tecidos linfoides.
Foto1: aml http://www.google.com.br/imgres?q=leucemia+aguda&um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=s1v0SK7hKYjBeM:&imgrefurl=http: SINTOMATOLOGIA
Desta forma, pessoas com leucemia podem desenvolver febre e infecções frequentes, anemia, cansaço, sangramento e dores de cabeça, por conta da disfunção das células de defesa.
RESULTADOS
Os bons resultados, obtidos por diversos protocolos de tratamento da LLA em crianças, dependem de uma variedade de fatores. As características biológicas das células leucêmicas, o tratamento poliquimioterápico, e as variações individuais no metabolismo das drogas, são importantes fatores que influenciam estes resultados. Alguns autores referem que o estado nutricional associado a várias condições, como a sócio-econômica, também podem influenciar tanto na toxicidade como na resposta ao tratamento, considerando, assim, o estado nutricional um fator