Câncer de Pulmão
O que é:
Câncer do pulmão - ou neoplasia maligna do pulmão. É uma doença caracterizada pelo crescimento celular descontrolado em tecidos do pulmão. Se não for tratado, esse tumor pode se espalhar para fora do pulmão por um processo chamado de metástase, acometendo órgãos adjacentes e, eventualmente, se disseminando para outras partes do corpo.
É um dos tipos mais comuns e graves de câncer, sendo o tipo de neoplasia que mais mata em todo o mundo.
Os principais tipos de câncer de pulmão são o carcinoma de pulmão não pequenas células (CNPC) e o carcinoma de pulmão pequenas células (CPC)
Sintomas:
Escarro sangrento; Dor torácica; Tosse; Falta de ar; Fraqueza; Perda de peso; Disfagia (dificuldade ao engolir); Disfonia (rouquidão).
O diagnóstico é confirmado por uma biópsia, que geralmente é realizada através de umabroncoscopia ou de uma biópsia guiada por TC
Causas:
A causa mais comum do câncer de pulmão é a exposição a longo prazo à fumaça do tabaco. Não fumantes compreendem cerca de 15% dos casos de câncer de pulmão;
Radiação ionizante;
Infecção viral.
Tratamento:
O tratamento e o prognóstico dependem do tipo histológico do tumor, do estágio (grau de extensão da doença) e do bem-estar geral do paciente, medido pelo estado funcional. Os tratamentos mais comuns são a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O CNPC pode ser tratado com cirurgia, ao passo que o CPC, normalmente, responde melhor à quimioterapia e à radioterapia. Isso se dá, parcialmente, porque o CPC frequentemente se espalha muito cedo e esses tratamentos são melhores em atingir as células que já se deslocaram para outras partes do corpo.
Curiosidades:
Vírus : Os vírus são conhecidos por causar câncer de pulmão em animais e evidências recentes sugerem um potencial similar em humanos.
Gás radônio: É um gás incolor e inodoro gerado pela decomposição do rádio radioativo, que, por sua vez, ionizam