Câncer De Pele
Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é o menos grave e o mais frequente. Ele é caracterizado por uma mancha rosa que surge na pele e cresce lentamente, sendo mais comum em pessoas de pele clara, depois dos 40 anos. Carcinoma espinocelular
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum do câncer de pele, pode atingir outras áreas do corpo. Ele tem a forma de um nódulo que cresce rápido e forma uma casquinha.
Melanoma maligno
O melanoma maligno é o mais perigoso de todos, ele aparece como uma pintinha escura que vai se deformando. Pode ser fatal se não for tratado rapidamente, pois pode atingir outros órgãos como pulmão.
O rincipal responsável pelo desenvolvimento cancer de pele é a radiação ultravioleta. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele. Além da radiação solar outros fatores como raios X, tabagismo, exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão, e baixa de imunidade .
É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.
Como Prevenir
A principal recomendação é se proteger do sol, mas pessoas de pele clara, ou que tenham a pele mais sensível ao sol, há um risco maior do desenvolvimento [do câncer de pele] – ressalta a médica.
Para minimizar os efeitos do sol, recomenda-se a aplicação de protetor solar a cada duas horas e evitar exposição muito longa entre as 10h e as 15h. O uso de chapéus e óculos também são