Câncer de mama
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.
[editar]Aplicações
Mamografia com lesões suspeitas grau IV
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos .
Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A US Preventive Services Task Force recomenda a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Em conjunto com os testes clínicos, encontrou-se uma redução relativa da mortalidade de 20%.
[editar]Falsos negativos
Mamografia dá resultado falso negativo em pelo menos 10% dos casos. Isto é devido à existência de tecido denso, escondendo o câncer sob a aparência dos tecidos normais.
MAMA - Métodos Diagnósticos e Terapêuticos
MODERNOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS NO CÂNCER DE MAMA
Publicado em 23/03/2009
ANATOMIA APLICADA DA MAMA 4-LINFÁTICOS
5-TUMOR
6-MAMILO
7-DUCTOS MAMÁRIOS
Os ductos podem aparecer :
1- Normal - Células revestem o ducto uniformemente e são bem diferenciadas
2 -Hiperplasia -Revestimento de células a mais
3- Hiperplasia Ductal Atípica - Células cada vez mais anormais
8-LÓBULOS
9-COSTELAS 1 - METÁSTASE HEPÁTICA
2 -METÁSTASE PULMONAR
3- LINFÁTICOS
4- LINFONODOS
5 - TUMOR
6- PULMÃO
7- FÍGADO Atualizando conceitos e condutas no câncer de