cátions e ânions
Um dos catiões mais comuns é o catião sódio; este forma compostos iónicos (sais) quando combinado com aniões (iões de carga negativa). Os compostos de sódio de maior importância industrial e comercial são:
Cloreto de sódio - sal comum (NaCl)
Carbonato de sódio (Na2CO3)
Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
Hidróxido de sódio - soda cáustica (NaOH)
Nitrato de sódio - salitre de Chile (NaNO3)
Tiosulfato de sódio pentahidratado (Na2S2O3.5H2O)
Bórax (Na2B4O7·10H2O).
Ânion - é um íon com carga negativa. Quando um ou mais eléctrons (electrões) são colocados num átomo, este passa a ser um íon negativo ou ânion.
Exemplos: nitrato (NO3-) e fluoreto (F-).¬
Cátions e ânions são íons (átomos ou moléculas que perderam ou ganharam elétrons). Cátions têm carga positiva e ânions carga negativa. Por que isso? Simples: Alguns átomos, para se tornarem estáveis, liberam ou ganham elétrons, até que sua camada de valência tenha 8 elétrons (teoria do octeto). Então cátions são aqueles que liberaram elétrons e ficaram carga positiva, pois quando liberaram um elétron, seu numero de prótons ficou maior que o número de elétrons, e como o próton tem carga positiva, você bota lá o '+' números de prótons que ele têm a mais que elétrons. Com os ânions é a mesma coisa. Mas pra ele se tornar estável, ele ganhou elétrons, ficando com mais elétrons do que prótons, adiquirindo assim a carga negativa. Espero que tenha