cálculos de escada
Se você nunca projetou uma escada, deve estar pensando: “mas o que tem de tão difícil? É só dividir o pé-direito pelo número de degraus!” Bem, não é tão simples assim. Antes de começarmos a calcular, você precisa saber de 6 coisas importantes:
1. A altura ideal para um degrau é de 18cm.
2. A profundidade ideal para um degrau é de 27cm.
3. A altura do degrau é proporcional a sua profundidade, de acordo com uma fórmula que veremos mais tarde.
4. O número de pisos é sempre 1 a menos que o número de alturas ou degraus, pois o primeiro não conta por ser a rés do chão.
5. A largura de uma escada para a passagem de uma pessoa deve ser de no mínimo 80 cm. Dependendo da necessidade, esse valor pode ser muito pequeno, então pode-se adotar 120 cm como valor mínimo.
6. O vão da escada deve estar posicionado corretamente para que ninguém bata a cabeça no teto. Quando a altura do degrau até o teto começar a ficar menor que aproximadamente 2 metros, deve-se começar a abrir o vão.
Agora vamos começar. Veja o que você vai precisar para calcular:
• Saber a medida do pé-direito (a altura entre os dois pavimentos) - em uma casa básica pode medir entre 270 a 300cm.
• Saber a espessura da laje do teto.
• Saber a quantidade de degraus que você quer. 1) Achando a altura do degrau Esse primeiro cálculo é feito em forma de tentativas. Para achar a altura do degrau, você tem que pegar o valor do pé-direito, somar com o valor da espessura da laje e dividir pelo número de degraus. O número de degraus você estipula, e o resultado dessa conta tem que dar algo em torno de 18cm, que é o valor ideal. Por exemplo: Se usarmos um pé-direito de 280 cm, uma laje de 20 cm de espessura, com 17 degraus, iremos