Cálculo numérico
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA
ESCOLA POLITÉCNICA
CÁLCUO NUMÉRICO I
APLICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO NUMÉRICA NO CÁLCULO DA TENACIDADE
Para uma situação estática (pequena taxa de deformação), a tenacidade pode ser determinada a partir de um ensaio, tensão X deformação em tração ela é área sob a curva (σ-ԑ) até o ponto da fratura. As unidades para a tenacidade são energia por unidade de volume, para que um material seja tenaz, ele deve exibir tanto resistência como ductilidade e, com freqüência, os materiais dúcteis são mais tenazes que os materiais frágeis. Assim, embora o material frágil tem maior limite de escoamento e um maior limite a tração ele possui uma tenacidade menor que o material dúctil, em virtude de sua falta de ductilidade.
2. Ensaio de tração
O ensaio de tração é um dos ensaios mecânicos mais utilizados para o estudo de um corpo de prova. É um ensaio simples e muito eficaz na investigação das propriedades mecânicas de um material. O ensaio consiste em aplicar uma carga de tração uniaxial em um corpo de prova, aumentando gradativamente a carga e observando a deformação do corpo de prova para cada valor de tensão aplicada. Com os resultados do ensaio, é traçado um gráfico da relação entre a tensão que atua no corpo de prova e a deformação que o mesmo apresenta quando essa tensão é aplicada. A única desvantagem desse ensaio é a ruptura do corpo de prova, inutilizando-o após o ensaio. Analisando esse gráfico obtemos alguns parâmetros que descrevem as propriedades mecânicas do material. As informações que extraímos dele são:
• Tensão limite de escoamento: É a tensão na qual a deformação deixa de ser elástica e passa a ser plástica. Identifica-se esse ponto no gráfico como o ponto de transição entre a reta da deformação elástica e a curva não linear da deformação plástica. • Limite de resistência à tração: É a