Resiliencia
Aurélio, diz que, na Física, resiliência “é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica”. No sentido figurado, o mesmo dicionário aponta o termo como
“resistência ao choque”. O dicionário de língua inglesa Longman Dictionary of Contemporary English(1995) oferece duas definições de resiliência, sendo a primeira: “habilidade de voltar rapidamente para o seu estado de saúde ou de espírito depois de passarpor doenças, dificuldades etc.: resiliência de caráter”1.
A segunda explicação para o termo encontrada no mesmo dicionário afirma que resiliência “é a habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade”2.Como se pode ver, os dois dicionários apontam para conceituações semelhantes e ao mesmo tempo divergentes, pois no dicionário de português a referência é feita apenas à resiliência de materiais, e mesmo no sentido figurado, nada é especificamente claro para a compreensão do que seja a resiliência quando se trata de pessoas. Já o dicionário de inglês confirma a prioridade ou maior familiaridade para ouso do termo em fenômenos humanos, apontando em primeiro plano a definição neste sentido.
Nosso estilo de vida não está lá um dos melhores. Demasiadas pressões e cobranças nos cercam a todo o momento. A competitividade do mercado de trabalho, a sobrecarga de tarefas, a preocupação com segurança e com o desemprego, nos tornam distressados demais, causando-nos uma sensação de permanente tensão e desespero. Se sentir mal no tempo e no espaço não é mais privilégio de nenhum astronauta.
Profissionais estão sendo forçados a se adaptarem a um ambiente de exacerbada competição, a se defrontarem com ineditismos e dominar informações a intervalos cada vez mais curtos.
Nós temos um limite para suportar a pressão...
Devemos