Cálculo de Volume Geometria Espacial
Conteúdo/Temática:
Geometria Espacial (cone, prismas, cilindro) cálculo de volume.
Série/Ano:
1º Ano do Ensino Médio
Estratégia Metodológica:
Mostrar ao aluno de forma motivadora e descontraída o cálculo de volume, em especial de primas, cones e cilindros, utilizando-se da razão entre o volume da pirâmide e cone, de mesma base e altura, por meio da construção e manipulação dos sólidos geométricos, visando diminuir a necessidade de memorizar formulas, por meio da interpretação dos sólidos geométricos, auxiliar no desenvolvimento do raciocínio para o calculo de volume dos sólidos geométricos supracitados, valendo se da utilização de material Lúdico confeccionado pelos próprios alunos durante a aula.
Requisitos:
- Conhecimento de frações
- Conhecimento das figuras geométricas planas;
- Cálculo de área;
- Cálculo perímetro e área da circunferência;
- Cálculo da altura e área do triângulo retângulo.
Recursos utilizados:
Livro didático para consultas, lápis, compasso, régua, borracha, tesoura, cola, cartolina, fita adesiva, PEAD para “medir” o volume dos sólidos, ou qualquer outro material que não suje ou molhe os sólidos que os alunos vão construir.
Desenvolvimento da Atividade:
ETAPA 1
Os alunos serão separados em grupos de no máximo 4 componentes, e conforme o numero de grupos, faremos a distribuição do material para a confecção dos sólidos retos.
A atividade será baseada no vídeo Pirâmide, Cone e Esfera Matemática Aula 65 do telecurso disponível no link:
No qual propiciaremos situações direcionando os alunos no intuito de que percebam a razão existente entre um prisma e pirâmide de mesma base e altura, bem como, os cilindros e cones de mesma base e altura.
ETAPA 2
Após separados os grupos distribuiremos materiais para que os mesmos possam construir os sólidos, serão dois sólidos geométricos de mesma base e altura por grupo, porem um deverá ter duas bases e outro apenas uma base e um vértice comum. Exemplo: