trabalho geometria espacial
O estudo da geometria espacial consiste na aplicação dos conceitos da geometria plana em objetos que apresentam três dimensões: comprimento, largura e altura. A geometria espacial aborda o cálculo de áreas, assim como na geometria plana, o cálculo do volume ou capacidade dos objetos que apresentam 3 dimensões, chamados de sólidos geométricos, e a compreensão da posição de elementos como reta e plano no espaço tridimensional.
A geometria espacial estuda os seguintes sólidos geométricos: Paralelepípedos, cubos, prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. Com as ferramentas fornecidas por essa geometria podemos compreender e resolver diversas situações cotidianas envolvendo o cálculo de volume e área de sólidos geométricos.
Geometria Espacial
A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana (euclidiana) e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais assim como a relação entre esses elementos. Os objetos primitivos do ponto de vista espacial, são: pontos, retas, segmentos de retas, planos, curvas, ângulos e superfícies. Os principais tipos de cálculos que podemos realizar são: comprimentos de curvas, áreas de superfícies e volumes de regiões sólidas. Tomaremos ponto, reta e plano como conceitos primitivos, os quais serão aceitos sem definição.
Planos e Metas
Um plano é um subconjunto do espaço R3 de tal modo que quaisquer dois pontos desse conjunto, podem ser ligados por um segmento de reta inteiramente contido no conjunto.
Duas retas (segmentos de reta) no espaço R3 podem ser: paralelas, concorrentes ou reversas.
Retas paralelas: Duas retas são paralelas se elas não possuem interseção e estão em um mesmo plano.
Retas concorrentes: Duas retas são concorrentes se elas têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.
Retas reversas: Duas retas são ditas reversas quando uma não tem interseção com a outra e elas não são paralelas.