Cálculo Aplicado à Administração
1. a) Eram forasteiros, migrantes que iam para a região das Minas Gerais. Os paulistas entraram em conflito com eles devido à disputa pela posse das áreas mineradoras e também as questões das dividas que tinham com os emboabas, muitos dos mineradores paulistas tiveram que entregar as próprias minas para pagar as dívidas contraídas.
b) Fluxo imigrante, urbanização, desenvolvimento de comercio interno, transferência do eixo econômico para o centro-sul, o aumento das riquezas, a mudança da capital para o Rio de Janeiro, etc.
2. Bem, quando a Corte veio para o Brasil, trouxe a cultura européia para a sociedade brasileira, todos os olhares estavam voltados para a colônia. Com isso, além de mais imigrantes e a liberdade para a indústria chegarem ao Brasil, a sociedade ficou aborrecida, pois os produtos europeus estavam tomando o lugar dos brasileiros e portugueses que já estavam no país. É a partir daí que as transformações políticas começam a tomar forma. Embora a indústria brasileira tenha conseguido uma certa expansão, há um lado não tão bom, pessoas foram expulsas de suas próprias casa no Rio de Janeiro, para que a Corte pudesse morar, pois eram muitas pessoas. No entanto, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido, e as antigas capitanias passaram a ser denominadas províncias. Até que, em 1820, houve a Revolução Constitucionalista e D. João VI teve de retornar para Portugal.
3. a) A Inglaterra sofria os efeitos do Bloqueio Continental decretado por Napoleão. A indústria inglesa não encontrava escoamento suficiente para a sua produção. Em vista disso, a abertura dos portos brasileiros, em 1808, representou um desafogo para essa crise dos manufaturados ingleses.
b) Com os Tratados de 1810, os produtos ingleses pagavam a taxa incrivelmente baixa de 15%, enquanto os de outras nações pagavam 24%. Assim, além de pagar taxas baixas, os ingleses eram beneficiados pelas taxas maiores dos concorrentes. Sem contar a supremacia da marinha