Projeto Viagem
1. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1.1. Principais conceitos utilizados no projeto Pelo estilo do projeto Mochileiro, os principais conceitos utilizados neste projeto foram o gerenciamento do escopo, o gerenciamento dos custos e o gerenciamento do tempo. Abaixo está contextualizado o uso dos principais conceitos no projeto Mochileiro.
1.1.1. Gerenciamento de escopo no projeto O escopo foi o conceito essencial do projeto. Como a viagem abrangia os desejos de quatro pessoas com perfis bem distintos, foi necessário utilizar de diversas técnicas e ferramentas para levantar todos os requisitos e atender as necessidades de todos os integrantes da viagem.
Uma das principais ferramentas e técnicas utilizadas no processo de coletar os requisitos foi às pesquisas entre os integrantes do grupo. Eles tiveram participação pontual para o sucesso dos requisitos do projeto.
Outro processo que se demonstrou de elevada importância, foi o de criar a EAP e o dicionário da EAP. Com ele foi possível ter uma visão abrangente de todo o projeto, a estrutura analítica do projeto teve papel relevante em diversos processos do gerenciamento do projeto Mochileiro.
1.1.2. Gerenciamento do tempo do projeto
Um grande desafio do projeto foi a decomposição dos pacotes de trabalho da estrutura analítica do projeto para a lista de atividades. Outro grande fator foi a elaboração do cronograma. Conseguir reunir as atividades da viagem de forma organizada dentro do cronograma foi uma etapa especial do projeto.
As principais ferramentas e técnicas utilizadas nos processos de gerenciamento do tempo foram a decomposição e o uso de opinião especializada no processo de definir as atividades, determinação de dependência no processo de sequenciar as atividades e o método do caminho crítico no processo de desenvolver o cronograma.
1.1.3. Gerenciamento dos custos do projeto Uma das restrições do projeto é intrínseca ao gerenciamento dos custos, é a