Custos
Curso:ADMINISTRAÇÃO
Autorizado pela Portaria 131, de 13/01/2006, MEC
Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Reconhecido pela Portaria 164, de 16/02/2007
DISCIPLINA: CUSTOS I
PROFESSOR (A): FRANCISCO COSTA JÚNIOR
CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEFINA: 01) CUSTOS FIXOS: Os custos fixos são aqueles que não variam proporcionalmente ao volume produzido. Ex: aluguel, seguros da fábrica, etc.
02) CUSTOS VARIÁVEIS: Os custos variáveis são os que variam proporcionalmente ao volume produzido. Eles ocorrem somente se houver produção. Para realizar essa classificação é preciso verificar como o custo reage a alterações no volume de produção.
03) CUSTOS PADRÃO: Custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo.
04) CUSTOS CONJUNTOS: Santos (2000, p. 143) define custos conjuntos como “aqueles decorrentes da produção conjunta, incorridos antes do ponto em que os diversos produtos emergem como unidades individuais” a) Coprodutos: “a diferenciação entre um coproduto e um subproduto tende a basear-se na importância relativa das vendas dos produtos”. A o utilizar esse critério, deverá ser verificado se o resultado das vendas de cada um dos dois produtos, forem de montante parecidos ou, pelo menos, forem relevantes em relação à renda total, esses produtos serão tratados como produtos principais ou coprodutos.
b) Subprodutos: Se, ao contrário, as rendas de um produto forem de pouca importância em relação às rendas dos outros produtos, o produto será classificado como subproduto.
c) Sucatas: Considera-se sucata ou resíduo a mercadoria que se tornar definitiva e totalmente inservível para o uso a que se destinava originalmente, somente se prestando ao emprego, como matéria-prima, na fabricação de outro produto.
05) CUSTOS CONTROLÁVEIS: São aqueles custos