custos
Núbia Santos da Silva nubiacomalberto@gmail.com INTRODUÇÃO
O contexto atual de grande competitividade em nível nacional e internacional exige das organizações uma capacidade de adequação rápida as mudanças de cenários ocorridas constantemente num contexto globalizado.
Para as organizações, as implicações resultantes desse processo de globalização são imensas. A título de exemplo, pode-se citar a necessidade de disponibilização de maneira tempestiva informações confiáveis e acuradas voltadas para as tomadas de decisões, visando a implantação de uma concepção direcionada para uma gestão estratégica, buscando a continuidade e o crescimento da instituição.
Neste contexto, a tecnologia está revolucionando o modelo de competição das organizações. A produção flexível e a redução do tempo de respostas, oriundas de desenvolvimentos tecnológicos estão sendo consideradas novas fontes de vantagens competitivas.
As consequências desse processo têm impacto considerável no dia - a dia da gestão empresarial e a competitividade conduz a empresa à busca pela eficácia organizacional. Essa mudança de comportamento traduz a mais nova e poderosa maneira de gerir negócios, forma emergente que requer agilidade e recursos permitindo uma maximização do desempenho empresarial.
Nesse sentido, a contabilidade contribui substancialmente fornecendo informações relevantes aos seus diversos usuários. Sob o enfoque da contabilidade gerencial as informações de custos tem papel preponderante no processo decisório.
É importante salientar que um dos produtos da contabilidade de custos, consiste na identificação e na classificação dos custos em diretos e indiretos, observando a maneira mais eficaz de apropriação. Partindo desse suposto, o princípio da causação (ou respeito ao princípio causal), defende que quem causou o custo deve absorvê-lo em sua plenitude, uma vez que é relevante reunir esforços