custos
Os exemplos de apuração de custos desenvolvidos no capítulo IV tiveram o objetivo de tornar claras as etapas básicas necessárias para a identificação dos valores do CPV e do Estoque Final. Neste capítulo será tratado a apropriação dos Custos Indiretos de Fabricação via Departamentalização.
5.1. Conceito:
O processo de dividir a empresa em departamentos e de debitar todos os gastos neles incorridos é conhecido como Departamentalização.
Departamento: é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representadas por homens e máquinas desenvolvendo atividades homogêneas, e na qual existe um responsável pelo seu resultado.
Os Departamentos da área produtiva são divididos em dois grandes grupos, onde são apurados o custo de produção em cada um deles.
Departamentos de Produção: são os departamentos que promovem qualquer tipo de modificação sobre o produto diretamente. Exemplo: departamento de corte, departamento de acabamento, departamento de montagem, etc.
Departamento de Serviços: são os departamentos cujo trabalho realizado tem como objetivo a prestação de um serviço para outros departamentos. Vivem basicamente para execução de serviços e não para atuação direta sobre o produto. Exemplo:
Almoxarifado: - guarda e distribui materiais necessários ‘a produção.
Segurança Industrial: - protege as instalações fabris., etc.
Os Departamentos de Produção ( também conhecidos como produtivos) têm seus custos apropriados diretamente aos produtos, já que estes passam fisicamente por eles.
Os Departamentos de Serviços ( também conhecidos como auxiliares) não podem apropriar seus custos diretamente aos produtos, já que esses, na maioria dos casos, não passam pelos departamentos de serviços.
Por viverem esses departamentos para a prestação de serviços a outros departamentos, têm seus custos transferidos para os departamentos que recebem seus serviços, e depois quando todos os custos dos departamentos de