Custos
Contabilista: Sr. Joaquim, você me disse que quer vender estes amendoins porque grande número de pessoas deseja comprá-los? Será que você já pensou no custo?
Joaquim: Sim. Não vai me custar nada. É lucro líquido. É verdade que eu tive de pagar $ 3.750,00 pela prateleira, mas os amendoins custam $ 9,00 o pacote e eu os venderei por $ 15,00. Espero vender 50 pacotes por semana para começar. Em 12 semanas e meia cobrirei o custo da prateleira. Depois disso, terei um lucro líquido de $ 6,00 por pacote. Quanto mais vender, maior o lucro.
Contabilista: Este seu ponto de vista é antiquado e completamente irreal. Hoje em dia, os métodos aperfeiçoados de contabilidade permitem que façamos um estudo mais aprofundado, que demonstra a complexidade do problema.
Joaquim: O que?
Contabilista: Quero dizer que devemos integrar toda a operação “venda de amendoins" dentro da sua empresa e apropriar aos pacotes de amendoins a sua parcela correta do total das despesas gastas. Devemos apropriar aos pacotes uma parte proporcional das despesas do restaurante com aluguel, luz, aquecimento, depreciação, salários dos garçons, do cozinheiro etc.
Joaquim: Do cozinheiro? O que é que ele tem a ver com os amendoins? Ele nem sabe que eu os vendo.
Contabilista: Olhe, Sr. Joaquim, o cozinheiro trabalha na cozinha, a cozinha prepara a comida, a comida traz os fregueses que serão os compradores dos amendoins. Por isso é que você deve apropriar ao custo das vendas dos amendoins tanto uma parte do salário do cozinheiro quanto uma parte do seu próprio salário. Veja este quadro demonstrativo, ele contém uma