custos
O termo “sistemas” é aqui empregado para definir o conjunto de componentes administrativos, de registro, de fluxos, de procedimentos, e de critérios que agem e interragem de modo coordenado para atingir determinado objetivo, que no caso é o custeio da produção e do produto.
Os métodos de custeio tende em levar em conta primeiramente o sistema de acumulção de custos que será empregado.
Os sistemas de acumulação de custos consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Os sistemas de acumulação referem-se aos mecanismos utilizados nas sucessivas trasferências de valores aos produtos ou seviços ofertados pelas empresas.
. Sistemas de acumulação por Ordens de produção
O sistema de acumulação por ordens de produção consiste na produção por emcomenda. Diz que o fato da produção ser pr emcomenda específicas já caracteriza produção por ordem.
Se o controle da produção precisa ser feito de forma individualizada por pedidos deve-se empregar um sistem de custos de oredem de produção ou de emcomenda.
Os custos são empregados numa conta especifíca para cada produção. São transferdos de matéria diretas, e custos indiretos de fabricação para a conta de processos de estoques em processo.
. Sistemas de acumulação de custos por processo
O método de custo por processo consiste em computar um custo unitário médio para a produção, dividindo-se o custo total da manufatura pelo número de manufatura pelo número total de unidades produzidas na fábrica em um período de tempo.
A mensuração e identificação dos custos têm como estágio final os produtos, mas o controle de cada fase do processo é considerado revelante. A preocupação não é o que cada produto consumiu mas o que cada processo utilizou de recursos produtivos.
Custeio variavel
O Critério do Custeio Variável fundamenta-se na idéia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade