Custos
Apesar do custo ser uma vertente da contabilidade os administradores necessitam ter domínio sobre ele.Cada vez mais se exige dos profissionais da área de custos, que tenham olhos atentos à operação com o objetivo de maximizar os lucros da companhia.
Para que uma empresa tenha sucesso, nesse mercado altamente competitivo em que vivemos, é extremamente importante que ela esteja cercada de informações financeiras para uma tomada de decisão correta e consequentemente consiga ter a sustentação e crescimento do seu negócio. Conhecer os custos é imprescindível para uma boa formação de preço e para um bom planejamento orçamentário. Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são controláveis (incluindo seus responsáveis) e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição das despesas.
Também prepara relatórios comparativos de custos entre períodos distintos, faz análises específicas das variações dos gastos, variações de preços de matérias-primas e elabora orçamentos. Ou seja, uma boa gestão da estrutura de custos e seus impactos financeiros, a qual as empresas devem buscar excelência, deve suprir a empresa de informações necessárias para uma maior agilidade e qualidade das decisões.
Nenhuma empresa consegue sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficiente. Afinal, toda empresa vive de seus lucros, por isso, se ela não souber quanto custa sua operação e/ou seus produtos, não saberá se está perdendo ou ganhando, ficando vulnerável à concorrência com sérios riscos financeiros.
Muitas vezes a empresa não consegue impor o preço de seus produtos ao mercado de uma forma a maximizar seus lucros, pois, geralmente está limitada ao preço da concorrência (busca ganhar mais espaço nas gôndolas e participação de mercado) e ao preço que o mercado determina.
Assim, para manter os preços