Custos e Tributos
Sabe-se que inúmeros fatores podem incidir e gerar custo para a formação de preço de um produto. A apresentação de todos os componentes, ainda assim aqueles que interferem de forma freqüente, poderia gerar esclarecimentos sem fim e confundir o entendimento do tema. Cabe preservar o esclarecimento gradativo e, nesse sentido, abordam-se, agora, os componentes mais conhecidos pelo mercado e computados em qualquer levantamento, por mais simples que seja. Os componentes mais conhecidos são:
Custo de Produção
Tributação
Comissão de Agente
Embalagem
Processo de Unitização
Licenças, Documentos e Formalidades Governamentais.
Frete e Seguro Internos
Movimentação em Terminais
Transporte e Seguro Internacionais
1. Custo de Produção
Dentre outras possibilidades, podem ser elencados os seguintes componentes de custo de produção: matéria-prima e materiais secundários; material de escritório; energia elétrica e água; telefone; mão-de-obra direta e indireta; encargos sociais; impostos e contribuições (tratados separadamente mais à frente,em “Tributação”); alocação de bens móveis e imóveis e de equipamentos; encargos de depreciação, de amortização e de exaustão; honorários de sócios; reparos; despesas financeiras (por exemplo: juros sobre empréstimos); e outras despesas.
Toda empresa deve possuir dados confiáveis, com vistas a poder efetuar acompanhamentos, comparações e promover redirecionamentos ou reestruturações, sem perder de vista a possibilidade de utilização do drawback, que propicia flexibilidade de escolha entre insumos originados de mercados interno ou externo, com reflexos em termos de qualidade e menor custo de fabricação.
2. Tributação
As teorias de comércio corroboradas pelas práticas mundiais consideram que a competição no mercado internacional deve ser estabelecida com base nos custos de produção e comercialização, de modo que os países normalmente não fazem